sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

coragem e literatura



o que dizer da escritora Alice Sebold, em seu terceiro livro, "Quase noite", ela mostra que as palavras podem sim ter um poder de transformação.
Você ouvirá muito sobre ela, já que estréia hoje o filme de Peter Jackson baseado em seu segundo livro, de 2002, Uma vida interrompida, ou, The lovely bones, nome do filme em inglês, traduzido como "Um olhar do paraíso".
Vale a pena saber um pouco da autora, para ter idéia da força desta mulher, que acabou se tornando mais um dos meus ídolos, se você não tiver a mesma reação é doente! Já aviso.
Alice se mudou pro campus da universidade, na Pensilvânia, para estudar literatura.
Aos 18 anos, cheia de expectativas, sonhos e futuro um fato mudou sua vida. Ela estava em um túnel que ia ao anfiteatro quando foi estuprada, o agressor ainda a torturou um tanto, antes de deixa-la lá e se safar!
Após tudo isso ela voltou para a casa dos pais, e após alguns meses voltou a mesma faculdade para completar os estudos.
Além da coragem de voltar ao local, depois de mais alguns meses, descendo uma rua de Siracusa( cidade onde fica a faculdade) perto do campos, ela viu seu agressor.
Mostrando mais coragem ainda ela o denunciou, testemunhou no tribunal, e ele foi condenado a pena máxima por estupro.
Depois de faculdade ela foi para a universidade de Houston, que não terminou, mas começou a usar drogas, mudou-se para Manhattan, e por lá viveu 10 anos com trabalhos medíocres, vícios e tentativas de escrever sua história.
Sem sucesso ela se mudou para o sul da California e onde trabalhou como recreadora em uma colônia de artes, morando em um minúsculo casebre, sem nem energia elétrica.
em 1995 ela foi aceita na famosa UCI( universidade da California).
Só então ela teve sucesso em escrever sua história, que, irônicamente chamasse "Sorte", pois uma outra garota havia passado pelo mesmo, só que foi morta e desmembrada para ocultar o corpo no mesmo local, pouco antes do caso de Alice.
Este livro demorou para conseguir ser publicado, e só teve sucesso após o segundo livro, "the lovely bones", um dos maiores best sellers de 2002, tendo uma 1ª edição de 50 mil exemplares aumentada para 500mil pouco antes do lançamento, graças ao trabalho de marketing e indicações para críticos da editora de Stephen King, o livro esgotou no e-bay apenas na pré venda!
Em ambos os livros a questão do estupro é colocada de forma direta, sincera, mas leve, tornando o texto de uma sensibilidade incrivel.
the-lovely-bones-001
o filme promete ser um dos campeões de bilheteria do ano, algo que parece improvável numa história de um espírito, de uma garota de 14 anos, preso a sua vida por um estupro e assassinato brutal, mas peter mais uma vez recorreu a natureza da Nova Zelândia para criar um ambiente muitas vezes tão delicado quanto o texto original.

fica a dica de ler os livros, os dois primeiros estão esgotados, porém logo devem ter novos por aí...
umavidainterrompida.jpg image by escalafobetica

Nenhum comentário:

Postar um comentário